O Projeto Radar foi criado na Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ em 2017 com duas frentes de ação. A primeira é o “Radar Interno”, que tem como objetivo a avaliação/diagnóstico de cursos de graduação existentes; a segunda é o “Radar Externo”, para verificar as necessidades e  possibilidades de criação de novos cursos de Graduação.

Assim, o Radar Interno verifica, sistematicamente, a adequação dos cursos à sua proposta inicial, considerando as demandas de atualização curricular, a infraestrutura (salas de aula, laboratórios, secretaria, biblioteca) e as condições gerais de funcionamento dos cursos. Além dos resultados das avaliações periódicas do MEC, são consideradas também informações quanto ao sucesso dos estudantes no  mercado de trabalho de sua área e / ou em sua entrada nos programas de Pós-Graduação.

O Radar Externo tem como objetivo verificar as possibilidades de criação de novos cursos de graduação, considerando competências internas, demandas de mercado e da sociedade em geral, de governo, a missão e a visão estratégica da UFRJ.

 

METODOLOGIA

 O diagnóstico dos cursos é baseado na coleta e análise de dados estatísticos, relatórios de mercado relativos a áreas afeitas ao curso e suas tendências. Os dados estatísticos são obtidos junto a setores da PR1, tais como o NUPADE (Núcleo de Produção e Análise de Dados Estatísticos), NPI (Núcleo de Pesquisa Institucional) e SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica). Outras informações são obtidas a partir de relatórios, como o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), PPC (Projeto Pedagógico de Curso), relatórios da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) e relatórios de visita in loco do MEC. Outras fontes de informação que completam o diagnóstico do curso são obtidas por meio de reuniões com os professores que compõem o Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos, de fundamental importância para validar e complementar as informações coletadas, além de relatórios de associações setoriais, consulta a especialistas e dados do Ministério do Trabalho.

No momento, estão em fase final de análise, no plano do “Radar Interno”, os cursos de Engenharia de Alimentos e Gestão de Informações, e, no plano do “Radar Externo”, o curso de Graduação em Português / Chinês – Mandarim.

 

UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ