Esse novo ambiente apresenta desafios de gestão, não só dos recursos materiais, tecnológicos, financeiros e informacionais, mas principalmente do capital humano necessário para inserir as unidades de informação na era do conhecimento.

Com esta nova visão, a UFRJ lançou o Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), vinculado à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), acrescentando na formação do bibliotecário a competência para gerir unidades de informação.

Em 29 de junho de 2005, o curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino de Graduação e, em 14 de julho, pelo Conselho Universitário, para ser incorporado à grade de cursos de graduação oferecidos pela UFRJ. O curso funciona no Campus da Praia Vermelha, no período da tarde, e oferece 30 vagas. Sua grade curricular consta de oito períodos, dando ênfase à atividade de pesquisa. As 43 bibliotecas que integram o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ funcionam como laboratórios, onde os alunos podem desenvolver a prática com as ferramentas utilizadas na profissão.

A partir do 4º período deverão ser cumpridas 150 horas de estágio supervisionado na área de Biblioteconomia e outras 150 horas, em Gestão de Unidades de Informação.

Os formandos do CBG, ao término do curso, deverão ser capazes de atuar, técnica e gerencialmente, no atual mercado de trabalho, constituído por bibliotecas ou outras unidades de informação, tais como centros de documentação, centros culturais, serviços ou redes de informações, contribuindo, com suas habilidades e competências, para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

{xtypo_code}Unidade: Faculdade de Aadministração e Ciências Contábeis
Curso: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG)
Resolução CNE/CES n. 19, de 13/03/2002
Vagas (T): 30
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: 3873-5150 / 5156{/xtypo_code}