O Departamento de História da UFRJ divide-se em seis áreas de conhecimento: História da América, História Antiga, História do Brasil, História Medieval, História Moderna, História Contemporânea e Teoria e Metodologia da História. O Departamento possui dois programas de Pós-Graduação: História Social (PPGHIS) e História Comparada (PPGHC). Mantém diversos programas e laboratórios de pesquisa, cujos objetivos são levantar, classificar e divulgar o acervo documental e historiográfico; desenvolver projetos de investigação; e divulgar os resultados à comunidade científica universitária e educacional.

Tal divulgação é feita pela promoção de cursos de atualização, extensão e especialização, bem como pela realização de eventos acadêmicos que visam a integração entre o ensino e a pesquisa; entre alunos de graduação e pós-graduação; entre os especialistas; e entre a sociedade e a Universidade.

O profissional de História realiza pesquisa em entidades públicas e privadas. O historiador interpreta dados levantados em documentos de natureza diversa; problematiza questões sociais explicadas através das teorias e métodos ligados ao conhecimento histórico. O historiador contribui para a reflexão da sociedade, conscientizando e formando cidadãos ativos.

{xtypo_code}Unidade: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Curso: História
Reconhecimento: Decreto-Lei 1190, de 04/04/1939
Total de vagas MT: 90
Total de vagas N: 90
Duração recomendada: 8 semestres (Bacharelado MT); 8 semestres (Licenciatura MT); 8 e 9 semestres (Licenciatura N)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
web:www.ifcs.ufrj.br/historia; Tel.: 2221-0034, ramais 200 e 201 {/xtypo_code}
UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ