Pesquisa

Instagram Logo Contornado PR1cor1 Icone Email Logo Contornado PR1cor1 Icone UFRJ Horizontal Cor RGB OUVIDORIA

Divisão de Registro de Estudantes

Divisão de Acesso aos Cursos de Graduação

Núcleo de Educação a Distância

Procuradoria Educacional Institucional

Quem pode participar

Para concorrer ao Promisaes, o estudante, além de estar matriculado em instituição federal de educação superior, deve ter bom desempenho acadêmico, de acordo com as exigências da universidade em que estuda. A universidade, para aderir ao programa, precisa estar vinculada ao PEC-G e receber, regularmente, estudantes estrangeiros por meio desse programa.

De acordo com o Edital PROMISAES, poderá se inscrever na seleção para receber a bolsa o aluno que obedecer às seguintes condições:

I - Ser estudante-convênio do PEC-G, regularmente matriculado na UFRJ;

II - Ter concluído com aprovação, pelo menos, o primeiro semestre do curso de graduação no qual está matriculado.

III - Possuir visto (VITEM-IV) atualizado ou protocolo do processo de renovação.

Compromissos do Bolsista

Ao estudante-convênio selecionado para o PROMISAES caberá:

I - Seguir as normas do PEC-G, sob pena de desligamento ou suspensão do auxílio;

II - Obter índice de frequência às aulas e rendimento acadêmico conforme as normas da UFRJ e conforme as normas no PEC-G;

III - Manter atualizados os seus dados pessoais junto à UFRJ;

IV - Não exercer qualquer atividade remunerada, exceto aquelas voltadas para fins curriculares e de iniciação científica, sob pena de desligamento do PROMISAES, a partir da data de admissão ao PROMISAES.

A não observância de quaisquer dos itens acima expostos implica o ressarcimento ao erário dos valores pagos indevidamente.

Normas Regulamentadoras

Decreto nº 4.875, de 11 de novembro de 2003

Portaria nº 745, de 05 de junho de 2012

Decreto nº 7948 de 12 de março de 2013

• Edital 1394/2023.

Conforme o Art 9º do edital 1394/2023:

A inscrição no processo seletivo acontecerá exclusivamente por meio do link a ser disponibilizado na página do PROMISAES no site da Pró-Reitoria de Graduação/PR1-UFRJ.

• Link de inscrições: A partir do dia 21/11/23. Inscrições encerradas.

Documentos e Formulários

• Declaração de Renda

• Questionário de Avaliação

• Termo de Compromisso

• Clique aqui para acessar o resultado das avaliações para participação no PROMISAES 2024.

UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação