O Programa de Mobilidade estudantil foi criado em 2003 através de um convênio estabelecido entre as Instituições Federais de Ensino Superior e a ANDIFES visando facilitar e regular a relação de reciprocidade entre as instituições conveniadas no que se refere à mobilidade de alunos de graduação.

 

A mobilidade acadêmica é um processo em que o estudante de graduação das instituições federais conveniadas pode solicitar, através de um requerimento em sua instituição de origem, a possibilidade de cursar disciplinas em outra instituição de ensino superior por até dois semestres letivos. Em caráter excepcional, a critério das Instituições envolvidas, poderá haver renovação, sucessiva ou intercalada, por mais um semestre. No período em que o estudante permanecer na instituição receptora, ele estabelece um vínculo temporário e, ao fim do processo de mobilidade, retornará a sua IFES de origem para dar prosseguimento ao seu curso.

Nestes termos, mobilidade acadêmica não é o mesmo que transferência, pois, neste último, o aluno se torna, em caráter permanente, estudante da instituição que o recebe. Durante a vigência da mobilidade e ao seu término, cabe ao setor responsável pelo Programa na IFES conveniada fornecer informações acadêmicas sobre os participantes do programa às instituições envolvidas, dentre as quais: parecer sobre o pedido, comprovantes de matrícula e Histórico/Boletim acadêmico.

Na UFRJ , o setor responsável pelas atividades de gerenciamento acadêmico do programa é a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1).

 

Atenção!

 

- Conforme o Art. 8o da Resolução CEG 01/2011 não são oferecidas vagas de Mobilidade Acadêmica a alunos para os internatos e estágios aos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

Mais informações: http://www.andifes.org.br/?page_id=16

Os requisitos mínimos para o estudante solicitar ingresso na Mobilidade Acadêmica na UFRJ são:

 

• Ter cursado os dois períodos iniciais (20%) do curso na IFES de origem com aprovação em todas as disciplinas obrigatórias desta etapa inicial;

• Possuir, no máximo, 2 reprovações acumuladas nos 2 períodos que antecedem o pedido de Mobilidade.

• Estar REGULARMENTE matriculado no período que antecede ao pedido de participação no Programa.

 

Os trâmites para a participação no Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica variam pouco de uma instituição para a outra. Abaixo é apresentada a rotina de funcionamento do Programa na UFRJ.


Entenda o quê e onde solicitar:


• Alunos da UFRJ:

 

Primeira etapa: aluno/candidato apresenta os documentos à sua Coordenação de Curso, na UFRJ, para análise:

 

1. Boletim Escolar Oficial, atendendo às condições para participação do Convênio (Cláusula Segunda - Parágrafo primeiro do Convêncio ANDIFES/IFES para Mobilidade Acadêmica e Parágrafo 3º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011);

2. Plano de Estudo com as disciplinas a serem cursadas na Instituição de destino, que após análise e aprovação será assinado pelo aluno e Coordenador de Curso da UFRJ (Cláusula Segunda - Parágrafo Sétimo - Inciso II do Convêncio ANDIFES/IFES para Mobilidade Acadêmica e Art. - 5º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011);

3. Programas oficiais das disciplinas a serem cursadas no programa de Mobilidade emitidos pela Instituição de destino/receptora. Estes programas devem conter carga horária, de modo a subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalências, em caso de aprovação do aluno. A análise será feita pela COAA - Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (Cláusula Segunda - Parágrafo Oitavo - Inciso II do Convêncio ANDIFES/IFES para Mobilidade Acadêmica e Art. - 5º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011);

Segunda etapa: A segunda etapa acontece na unidade acadêmica. Cabe à Coordenação do Curso e à COAA da UFRJ emitirem, após análise e aprovação:

1. Encaminhamento do aluno para outra IFES, informando nome, número de DRE, Curso de origem, concordância para o pedido, período de afastamento do aluno, Instituição de destino/receptora e que o aluno está regularmente matriculado, respeitadas as normas do Convênio (Art. - 5º - § 1º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011);

2. Tabela de Equivalência das disciplinas pretendidas e suas correspondentes na UFRJ, para dispensa em caso de aprovação do aluno (Cláusula Segunda - Parágrafos Sétimo - Inciso II e Parágrafo Oitavo - Inciso II do Convêncio ANDIFES/IFES para Mobilidade Acadêmica e Art. - 5º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011).

Observação: A unidade acadêmica NÃO autua o processo de mobilidade acadêmica. Isto é realizado pela DIA ao receber a documentação exigida.

 

Lembretes ao candidato:

***** Observe o calendário para mobilidade acadêmica da Instituição destino/receptora;

***** Consulte a IFES pretendida para saber se há alguma outra documentação adicional.

 • Etapa Final: Documentos (originais) a serem apresentados no balcão da DIA

1 - Carta de encaminhamento emitida pela Coordenação de Curso na UFRJ informando que o discente está regularmente matriculado, nome, número de DRE, curso de origem, concordância para o pedido de afastamento, período de afastamento do aluno, Instituição de destino/receptora;

2 - Boletim Escolar oficial e atualizado;

3 - Plano de Estudo com as disciplinas a serem cursadas na Instituição de destino, assinado pelo aluno e Coordenador de Curso da UFRJ (disponível aqui);

4 - Tabela de Equivalência entre disciplinas pretendidas e suas correspondentes na UFRJ (disponível aqui ), aprovada pela COAA - Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico da UFRJ;

5 - Programas oficiais das disciplinas a serem cursadas no programa de Mobilidade na IFES receptora;

6 - Atestado de saúde física e mental, emitido nos últimos 30 dias;

7 - Outra documentação adicional (O candidato deverá entrar em contato com a IFES pretendida a fim de saber se há outro documento a ser enviado, pois cada Universidade solicita documentos adicionais diferentes).

 

• Entrega de documentos (alunos UFRJ)

 

Após reunir os documentos listados acima o aluno ou a sua Unidade Acadêmica os entregará à Divisão de Integração Acadêmica (DIA) -  Pró-Reitoria de Graduação/PR1 no horário de 10 às 15 horas, dento do prazo estabelecido no calendário acadêmico da UFRJ (Art. - 16º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011).

 

A DIA autuará o processo de mobilidade acadêmica e emitirá ofício de apresentação à Instituição de destino/receptora (Art. - 6º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011).

 

SOLICITAMOS QUE JUNTO À DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL NOS SEJA ENTREGUE A CÓPIA DA MESMA (Atualizado em 23/05/17).

 

Atenção!

 

O afastamento para a mobilidade acadêmica somente se efetivará quando a Instituição de destino/receptora, comunicar formalmente a aceitação do pedido do aluno, acompanhado da documentação comprobatória de matrícula
(Cláusula Segunda - Parágrafo Sexto do Convênio ANDIFES/IFES para Mobilidade Acadêmica e Art.- 4º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011).

O(s) período(s) de afastamento para participação no programa de mobilidade acadêmica será computado para o tempo máximo de integralização no curso de origem (Cláusula Segunda - Parágrafos Quinto do Convêncio ANDIFES/IFES para Mobilidade Acadêmica).


Para alunos externos à UFRJ:

O aluno interessado em partipar do programa de mobilidade acadêmica deverá contatar, em sua Instituição de origem, o setor responsável pelo referido programa, para dar ínicio ao processo.
Lembramos que, para os candidatos que escolherem a UFRJ como Instituição de destino, deverão ter a documentação exigida encaminhada pela Instituição de origem (postada), até a data limite do calendário acadêmico da UFRJ.

 

IMPORTANTE:

1. Conheça a grade curricular de nossos Cursos em www.pr1.ufrj.br>Cursos de Graduação>Grade Curricular

2. Os programas/ementas de disciplinas ministradas pela UFRJ deverão ser emitidos por nossas Unidades Acadêmicas. Para entrar em contato com a Unidade Acadêmica referente ao seu curso acesse https://ufrj.br/estruturas-academicas. Os programas/ementas de disciplinas NÃO devem ser solicitados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


3. Discentes em Mobilidade Acadêmica NÃO têm direito ao alojamento.

A solicitação deve conter os seguintes documentos (originais):

1 - Ofício de apresentação da Instituição de origem (remetente) informando nome do aluno, curso de origem, concordância para participação e semestre(s) de participação;

2 - Histórico escolar oficial/completo e atualizado, do candidato, atendendo às condições de participação do Convênio (tem que constar que o candidato esteja regularmente matriculado);

3 - Plano de Estudo ORIGINAL contendo:

- disciplinas a serem cursadas e as equivalentes na IFES de origem. Todas com seus respectivos CÓDIGOS;

- assinatura e carimbo (ou digitação) identificando a coordenação que aprovou o plano de estudos;

4 - Atestado de saúde física e mental, emitido nos últimos 30 dias.

 

Documentos complementares, obrigatórios SOMENTE no ato da matrícula - Originais:

*Carteira de Identidade (não serve Carteira Nacional de Habilitação - CNH);

*CPF;

*Título de Eleitor;

*Certificado Militar ou de Dispensa;

*Comprovante de Residência (caso não saiba informar o endereço local, completo com o CEP).

Atenção!

A mobilidade acadêmica depende da disponibilidade de vagas nos cursos e nas disciplinas, mediante avaliação da coordenação acadêmica do curso. Portanto, a simples solicitação do aluno não garante a vaga na mobilidade.

De ordem da Direção da Escola de Comunicação da UFRJ, informamos que esta unidade acadêmica não oferecerá vagas para a mobilidade acadêmica em 2018 e 2019.

 

Endereço para a correspondência de Mobilidade Acadêmica na UFRJ:

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pró-Reitoria de Graduação – PR1

Divisão de Integração Acadêmica - DIA

Programa de Mobilidade Acadêmica

Av. Pedro Calmon, 550 – Cidade Universitária / Ilha do Fundão.

Prédio da Reitoria, Sala 806 B.

Rio de Janeiro – RJ

CEP: 21941-901
 

 

Prorrogação da Mobilidade:

O aluno pode solicitar a prorrogação do seu período de mobilidade acadêmica desde que não ultrapasse o limite máximo do programa que é de 3 períodos. Para realizar este procedimento, o próprio deve se dirigir à unidade em que está estudando, dentro do prazo estabelecido pelo CEG - Conselho de Ensino de Graduação, no calendário acadêmico da UFRJ para recebimento e envio das solicitações de mobilidade acadêmica, e solicitar, através da mesma, a intenção de prorrogação de sua permanência no programa, com plano de estudos com disciplinas que pretende cursar, aprovado pela COAA. Neste caso, as regras para aceitação ou não do pedido são as mesmas da inscrição no programa, ou seja, dependem do parecer favorável das duas Instituições (a receptora e a de origem).

 

Cada IFES tem seu próprio calendário de mobilidade estudantil. Procure informações nos sites de sua instituição de origem ou da instituição em que pretende realizar a sua mobilidade. A UFRJ segue a data estabelecida pelo Convênio Andifes, no Parágrafo Segundo da Segunda Cláusula.

Prazos para discentes UFRJ entregarem as solicitações na DIA:

 

I - Recebimento e envio das solicitações:

-para 2018/2 e 2019/1: Solicitamos que a documentação seja entregue na DIA/PR-1, no mínimo, 10 dias antes do término de encerramento do calendário da IFES de destino/receptora, para haver tempo hábil de realização de todos os trâmites administrativos e a documentação chegar dentro do prazo, conforme estabelece a Resolução CEG UFRJ 02/2014.

 
 Prazos para discentes de outras IFES realizarem as solicitações:
 

II - Recebimento e envio das solicitações:

 

-para 2018/2: correspondências postadas até 31 de Maio de 2018;

-para 2019/1: correspondências postadas até 31 de Outubro de 2018; IMPRETERIVELMENTE. NÃO aceitamos documentação postada fora do prazo.

 

Clicar em "Relação de instituições signatárias do Programa" no site: http://www.andifes.org.br/mob-academica/

 

• Verifique se a sua instituição faz parte do Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil (ver acima);

• É preciso apresentar um endereço fixo na cidade em que se encontra o Campus Universitário do curso pretendido;

• Informe-se sobre a possibilidade de oferta de bolsas de estudos em sua universidade que podem ajudar na sua mobilidade;

• Fique atento aos prazos estipulados pelos calendários acadêmicos. É muito importante que eles sejam respeitados para que as instituições que realizarão a mobilidade possam efetuar com sucesso a sua solicitação;

• Antes de dar entrada no programa de mobilidade, consulte os cursos oferecidos pela UFRJ através de seu site ;

• Verifique se há equivalência entre as disciplinas pretendidas e a estrutura curricular do seu curso. Para isso, é importante consultar o departamento de seu curso;

• Se precisar de maiores informações sobre o Programa de Mobilidade Estudantil de sua instituição de origem entre em contato com o setor responsável. Caso você não tenha o contato do setor responsável pela Mobilidade Estudantil de sua universidade consulte aqui.

• Discentes em Mobilidade Acadêmica NÃO têm direito ao alojamento.

 

1 - Alunos em Mobilidade Acadêmica têm direito ao Alojamento UFRJ?

Não.

 

2 - Por que a documentação demora tanto a chegar?

Porque nenhuma correspondência vem diretamente a este setor, DIA. Toda documentação passa, antes, por 02 setores de correspondência até chegar na DIA: DGDI (DIVISÃO DE GESTÃO DOCUMENTAL E DA INFORMAÇÃO) e Protocolo/PR-1. Por isso, mesmo as solicitações enviadas via Sedex, costumam demorar de 5 a 7 dias para chegarem à DIA.

 

3 - Quanto tempo leva para a Coordenação do curso deferir ou não o pedido de participação na Mobilidade?

Cada coordenação tem sua demanda e ritmo de trabalho, portanto, não podemos precisar o tempo.

 

4 - Meu nome não consta na tabela do link "Acompanhamento de Processos ", o que aconteceu?

A documentação ainda não chegou na DIA. Entre em contato com sua Universidade e peça o código de rastreamento dos Correios. O nome do candidato cuja documentação chegou à DIA entra na tabela do link.

5 - Tem problema enviar a documentação fora do prazo?

Ficará a critério da coordenação do curso aceitar ou não o pedido depois do prazo estabelecido.


Para alunos de outras IFES:

Para acompanhar seu processo de Mobilidade Acadêmica, acesse o Sistema de Acompanhamento de Processos - SAP.

- Consulta por nome

Vá em "Opções" no canto superior à direita -> clique em "Pesquisar" -> no campo "Interessado" digite seu nome completo (sem acento e sem cedilha)  -> clique em "Pesquisar" na parte inferior da página -> Clique em "Resultado" na parte superior e central da página.

 

- Consulta por número de processo:

Digite o nº na lacuna "Processo" no canto inferior direito da página.

 

Instruções:

1 - Alunos que tiveram o pedido DEFERIDO: Aguarde as instruções que serão encaminhadas via Ofício à IFES origem, o mais breve possível, com informações sobre a matrícula. A IFES de origem deve repassar aos candidatos as orientações enviadas no ofício da IFES receptora. A tabela abaixo serve apenas para nortear o discente/candidato. O procedimento após o pedido ter sido deferido é comparecer na data informada no ofício para realizar matrícula na UFRJ.

 

2 - Caso tenham dúvidas quanto ao funcionamento do SAP, aguardem o resultado ser divulgado na coluna "Situação" ou o ofício encaminhado à sua IFES. O acompanhamento pelo SAP é facultativo, somente para nortear. 

 

3 - O INDEFERIMENTO de solicitações é justificado no ofício enviado à instituição de origem, juntamente com o parecer emitido pela coordenação de curso.

 

4 - Endereço D.R.E para efetuar matrícula: Av. Athos da Silveira Ramos, s/n, prédio do CCMN

DÚVIDAS SOBRE COMPARECIMENTO NA D.R.E (matrícula, prazo, documentação, procuração, etc) -> Ligue para 3938-9426 ou 9502.

 

 Acompanhamento de processos 2018/2 e Resultado


Clique aqui para abrir o arquivo (atualizado em 12/07/2018)

 
*Antes de serem postadas nos CORREIOS, todas as correspondências da DIA passam pelos setores listados abaixo e deve-se acrescentar o prazo de tramitação nestes setores ao envio na agência dos Correios.:

1 - Protocolo/PR-1;

2 - Protocolo/DGDI (Divisão de Gestão Documental e da Informação);

3 - Seção de Gestão de Documentos / Protocolo Central.

 


Coordenação do Programa de Mobilidade Acadêmica:

A Coordenação do Programa de Mobilidade Acadêmica da UFRJ é exercida pela Seção de Programas Acadêmicos da Divisão de Integração Acadêmica na Pró-Reitoria de Graduação - UFRJ

Responsável:

Christiane Sá

Telefone: 3938-0677

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

 

 

UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ